segunda-feira, 30 de março de 2009

O STREET EM NATAL PARTE 1

O street skate, modalidade que se desenvolveu nos anos 1980, nos anos 1990 deu um grande fôlego ao skate e colocou o vertical e o free style pra hibernar, literalmente. A alguns anos o street é a modalidade do skate mais praticada em todo o mundo, porém, em terras potiguares, como tudo começou? Quais foram os pioneiros? Onde eram os picos? Essas e outras perguntas tentaremos responder a partir de agora.
por Paulo Costa
Colaboraram: Ilzeli Confessor e Tercílio Albano
Fotos: Acervo Ilzeli Confessor e Paulo Costa



A 20 anos Douglas "homen aranha" era um dos mais criativos skatistas.
O street skate deu seus primeiros passos em nossa cidade através das seções feitas nas ruas do bairro Alecrim. Reza a lenda que um dos primeiros praticantes regulares era Tercílio Albano.. “Eu saia de skate à noite pelas calçadas... Não sabia que aquilo era street” nos disse o próprio sobre como era a prática na rua. Sempre à noite após as lojas fechadas ou nos finais de semana (como é costume dos “streeteiros” até hoje em qualquer lugar) rolavam as sessions de slides mesclados com manobras do Freestyle da época, pois não existiam ainda as manobras de street.
Jameson moleza usava a jump como pouquíssimos. One footed na quadra do disco voador. 1990.
Alberto Tibúrcio o" Tiburcinho" em um FS ollie no corner do condomínio parque das serras que foi um dos picos mais frequentados na virada dos anos 1980/1990.
Poucos anos após, por volta de 1984, o skatista carioca Guto Jimenez (hoje expert em skate e colunista da revista tribo skate), vem até Natal, para uma visita a cidade e andar de skate no bowl do Aero Clube e se hospeda na casa de Ilzeli. Numa troca de idéias fala para o pessoal da novidade que estava surgindo. Ilzeli Confessor nos conta o seguinte: “Guto falou pra gente na época que o lance que tava surgindo era fazer street, que os skatistas no sudeste estavam começando com a nova prática por lá e eu falei; como é isso? Ai ele disse que era só reproduzir as manobras do vertical como inverts, boneless, bean plants e mais acids drops em qualquer lugar como guias, calçadas, bancos de praça e etc. Já para os aéreos o lance era construir as jump ramps. Os ollies ainda não eram tão usados até por que não se tinha o domínio da técnica. Foi ali que começou a despertar o interesse da galera por street aqui em Natal”.
Franklin Roosevelt sempre dava um jeito de levar o pessoal pra desfrutar os obstáculos naturais do colégio Marista, onde estudava. Paulo"playboy" Costa em um FS ollie crail into tail na Quadra ao lado do ginásio.

O Bahiano Lourival primitivo, verticaleiro de ponta que foi o primeiro a dar ollie blunt no vert no Brasil, também mandava no street. wall ride to fakie no I Batman de street skate realizado na quadra do aero clube em 1989.
Em seguida o pessoal começou a fazer as sessions na quadra onde anos depois, já no século 21, viria a ser o New Skatepark e pelas ruas, saindo do bowl do Aero Clube e até o centro da cidade e alecrim principalmente. Não existem registros fotográficos dessa época, principalmente por que a coisa era bastante descontraída, pois os caras eram verticaleiros e andar na rua era somente “algo a mais”, não havia uma cena de street skate ainda.

O ex pro Jun Matsui quando esteve em Natal juntamene com Rui muleque, Akira Matsui, Antônio thron e Renato Cupim.
De boina (style da época), Paulo negão flagrando o ollie melon.
O Pernambucano Marcelo Agra, primeiro profissional nordestino, Que teve model pela fly walk ( marca que produzia excelentes shapes), sempre batia o cartão em Natal para participar dos champs e de sessions. BS 360 em uma etapa do circuito de 1989 da antiga ASKN em frente ao palácio dos esportes.

Parte 2: O surgimento da cena street.





Tags:

8 Responses to “ O STREET EM NATAL PARTE 1 ”

ILZELI CONFESSOR disse...
30 de março de 2009 às 17:27

ESTAMOS APENAS COMEÇANDO ! O REGATE DA HISTORIA DO SKATE POTIGUAR VAI SURGINDO ASSIM , NATURALMENTE COMO AS MANOBRAS QUE MAIS GOSTAMOS DE REALIZAR ! OLD SCHOOL WILL NEVER DIE !


CLAUDIO CLAYBOM disse...
31 de março de 2009 às 16:42

Sensacional, parabens. sem palavras, verdadeiro tunel do tempo. CLAYBOM.


FRANKLIN disse...
1 de abril de 2009 às 07:03

eita, que deu saudade!! heehehehe


Anônimo disse...
1 de abril de 2009 às 11:13

Emocionante ver as lendas do skate em Natal. Saudades de toda galera (Tercílio, Ilzeli, Paulo, finado Araújo, Joselito e muitos outros pioneiros desse esporte em Natal). Das sessions no Aeroclube, das viagens para curtir o banks de João Pessoa, das sessions de sabado e domingo nas porções de afalto novo, enquanto asfaltavam a Av. Prudente de Morais e também a Via Costeira em Ponta Negra. Quando costumávamos dizer que iríamos andar de skate até quando conseguissemos ficar em pé, mesmo com todas as dificuldades encontradas para a prática do esporte naquela época. Lembro que fiz meu primeiro skate a partir de um par de patins em 1975. Desde então o sk8 corre nas veias.
É isso aí Ilzeli.
Skateboard will never die.

Alfredo Rossetto Nunes
45 years old, since 1975 skateboarding.


Anônimo disse...
24 de dezembro de 2010 às 01:02

legal poder vê a galera do skate de ssa,melhor ainda é vêr "Primita" andar de skate,somente quem já o viu nas manobras é que pode avaliar o delírio da galera com os aéreos do moço.Volta menino vc tem muito pra mostar.


Realidades da Vida disse...
6 de janeiro de 2012 às 08:57

Esse Blog e muinto Massa . altas historia sobre o skate Natalense é nordestino . Parabens ae pelo Trabalho .


Anônimo disse...
16 de julho de 2016 às 10:32

Andava de bike nessa época e acompanhava a galera de skate nas sessions! depois de algum tempo comecei a andar de skate e senti o prazer de fazer street pelo alecrim, centro da cidade e ribeira! no domingo no banco do brasil quando o piso ainda era liso virava um crownd de tanto skateboard!Muito respeito aos skatista da velha escola!!! abraço e boas sessions! Luciano freestyle.


Unknown disse...
17 de julho de 2016 às 16:31

... E mandou be também no skate e depois nas tatoos! Valeu Luciano!!!


Postar um comentário

Nos fale o que achou do post:

© 2013 www.veteranskater.com.br - SKATE ontem, hoje e SEMPRE! . Todos os direitos reservados. Se for copiar, dê os devidos créditos!
Designed by SpicyTricks