domingo, 20 de junho de 2010

ENTREVISTA: ALEXANDRE GATO

por Paulo Costa
fotos: Arquivo Pessoal, Petrônio Vilela e Eder Bicudo


Gato 2010

O Cearense Alexandre Gato é um dos grandes skatistas Nordestinos de todos os tempos. Ícone do Skate Vertical Nordestino dos anos 1980, Gato como é conhecido, tinha um estilo agressivo e um frontside imbatível. Lien Airs, Lien airs one foot, FS Rocket airs, Miller Flips eram algumas da execultadas, sempre com muuuito estilo!
Sua forte personalidade fez com que jamais abandonasse suas convicções ideológicas, mantendo sua ideologia Punk até hoje.
Após anos de skateboard, o quarentão Alexandre Gato, apesar das limitações impostas pela saúde, continua com skate na veia e sob os pés.


FS Air no Espaço Cultural em Joaõ Pessoa.Anos 1990.por Bicudo

E AI GATO, DAS 7 VIDAS JÁ GASTOU QUANTAS?
Das sete vidas já se foram quatorze, já perdi mais sete,pense num gato punk! Alem de pular dos telhados da vida, ultimamente tenho me preocupado com minha saúde felina, adquiri varias companhias indesejáveis: 1° Uma tal de hipertensão, 2° Diabetes, 3° Artrite seguida de Gota, conhece? 4° Hérnia de disco, essa tu já viu na vaca que levei e 5° Vou trocar as presas que caíram... Ah, vão remendar o braço também que está saindo do lugar de vez em quando... Maior embaço! Pra finalizar estou fazendo acompanhamento psiquiátrico pra suportar tantas amigas que adquiri. Finalizo o dia com as companheiras todas as noites antes de dormir; My drugs.

FS Nose Pick no Half da Esperança em Natal, atual Mini da Esperança.Foto por Petrônio Vilela feita para entrevista na extinta revista Overall.1989

MAS FALA AI, COMO TUDO COMEÇOU NO SKATE?
Cara começou mais ou menos assim. Por volta de 77/78 eu gostava de descer morros em pé numa carretilha, que hoje vem a ser conhecida como sandboard...Negocio antigo heim?Acabei me tornando precursor desse esporte também em raiz, que vocês conhecem como skibunda. Um belo dia fui fazer uma compra na mercearia e me deparei com um cartaz da Pepsi que dizia assim: tire sua tampinha premiada e tire seu brinquedo, numa delas vinha uma foto de skate na qual me apaixonei de prima, alguns dias depois vi uns garotos descendo uma ladeira numa pequena pracinha, e vi que o movimento era similar ao que eu fazia na carretilha, e resolvi testar e não deu outra, passei atormentar minha mãe pra comprar um skate, e vi que não estava conseguindo, ai consegui um pé de patins de alguém. Desmontei, cerrei a porta do banheiro de casa, e montei meu primeiro skate. Isso me valeu uns tapas do meu pai e uns gritos de minha mãe! Pode crer não é a toa que a palavra punk ta desde o começo da minha vida como skater. Dai por diante estou em cima do skate até hoje!
QUEM ERAM OS CARAS Q VC ANDAVA AI?
Na época era o Anísio, Vanberto (ex desenhista da maresia), Ronaldo, Cão, Marquinhos,Laerte e o finado Boró. Mas tudo não passava de uma feliz brincadeira, não era nada serio, só for fun.

Wolney dos Santos, Gato, Edsinho Davi e Paulo Costa.Brasileiro em Sobral.2005

ENTÃO GATO BREAK,COMO COMEÇOU O ENVOLVIMENTO COM O PESSOAL DE NATAL? Em primeiro lugar, Gato break é a mãe!!! Vocês não param de encher meu saco com isso!
Bem foi quando Tercilio, Ilzeli e Ze Lito (até rima), vieram a fortaleza conhecer o bowl. Depois veio Jessé Monstro...Esses foram os primeiros contatos. Bom, ai resolvi casar com a minha Cearense meio Potiguar e vitima Ana Lucia, ai os pais dela me levaram pra Natal,afinal de contas tinha casado. Quando cheguei a Natal, tive que me contentar com a paredezinha do Aero Clube, que tinha uma transição. Então, fui andando com a galera que gostavam de fazer session no Aero Clube; Bulau, Chico da bomba,Ricardo punkada “de punk não tem nada”, Samir “o punk só se produzia depois que saia de casa com medo da mãe dele”, Ilzeli “dá um Kanyon ai!”, Tercilio “o homem das armas”, Zé Lito “o homem multifuncional” vendia de tudo, Jameson e outro elemento que queria ser gringo que agora não lembro o nome dele e o mini Paulo Playboyzinho. Acompanhado com os donos da pista Abacate e outro não me lembro o nome, mas acho que era tangerina.

Gato(Capacete branco, sem camiseta) com Chales Reginaldo(Capacete Vermelho, sem camiseta), o Roller Eder Bicudo eamigos.Bowl da Volta da Jurema.Anos 1990

COMO SURGIU O BOWL DA JUREMA?
O bowl da jurema pra começo de conversa é uma fiel cópia de uma piscina americana. Por volta de 1979/80 começaram a construção com acompanhamento de um cidadão conhecido por seu Paulo que chegara a pouco da gringa,e viu a necessidade local dos skatista da época, de uma melhor pista para a pratica do esporte, pois já existia um mini tribanks, onde hoje em dia situa-se o anfiteatro, na volta da jurema. Vale ressaltar que seu filho andava de skate e sua filha Andréia, andava de patins que por sinal era muito boa. Bom, ai foi o inicio... A inauguração foi em 80 pra delírio dos skatista da época. Dois anos depois o bowl veio sediar a primeira Copa Norte/Nordeste de skate que contou com varias participações de atletas de João pessoa, Natal, Recife entre outras localidades. Em seguida veio uma reforma pela necessidade do vertical dando-se assim, a época de ouro do skate vertical Nordestino. Continuo pra variar como sempre na minha briga com a prefeitura para manter esse verdadeiro berço do vertical em Fortaleza. Estamos tentando uma nova reforma. Correm os boatos que só agora finalmente, o velho bowl contará com a sua tão esperada área de street.
VC TEM CONTATO COM ALGUM DOS CARAS QUE ANDAVA COM VC NO ÍNICIO?
Ainda continuo em contato da galera das antigas, o Cão, Bicudo que iniciou com skate, Laerte, por enquanto só outros estão sumidos, Pardal, Artunane e outros.
QUAL SEU RELACIONAMENTO COM NATAL, POIS SUA ESPOSA É DAQUI...
As lembranças são as melhores possíveis, principalmente com skate e a rapaziada. O lado ruim que não tinha pista, pessoas com olhar estranho pro meu lado... No conjunto que eu morava queriam me botar pra fora,porque eu tinha pixado o muro e Eu não comi ninguém, só minha mulher... Ta bom cara, tenho umas lembranças meio trasher. No campeonato de street que o Guabira desfilou no Campus da universidade pelado enrolado com uma bandeira e outra quando entramos no brinquedo do parque ao lado do Machadão, ligamos todos os brinquedos pra brincar a noite e levamos uma carreira do vigia, estava Eu, Ganso, Baleia, Charles, Guabira... Ah vocês lembram quando tiramos as calças do Lourival Primitivo (Skatista Bahiano de Vertical dos anos 1980/90) em pleno campeonato cheio de brotinho? Foi demais cara!! São tantas lembranças que deixaram muitas saudades. Sim cara,lembro quando cai, fiquei uns dias em casa fora do ar,sem me lembrar das coisas,foi cavernoso,achei que ia ser o fim,mas o mais engraçado é que de alguma forma eu vi vocês me levando pra dentro da ambulância,e acompanhei vocês até ao hospital e o intrigante é que no decorrer do caminho,havia sempre uma espécie de túnel e uma luz lá na frente,a medida que a ambulância avançava. Só depois me dei conta que eu estava no hospital. Experiência de outro mundo!
E O ALTERNATIVA ROCK SKATE? QUAIS SUAS LEMBRANÇAS? LEMBRO DE CHEGAR NO APARTAMENTO E TER UMA MOLECADA GRITANDO SEU NOME E PEDINDO PEÇAS DE ROUPAS, SKATES...A GALERA TE SEGUIU ATÉ O AP...UMS 15 MOLEQUES..LEMBRA?
Primeiro, lembro que não acreditei quando fui convidado para participar daquele campeonato, só quando cheguei lá vi que era real, sem falar que me mostraram a revista overall na qual eu iria sair, foi tudo em cima da hora, eu estava vivendo o êxtase da minha carreira...nossa ver toda aquela estrutura armada a gente treinando o Supla passando o som com o pessoal do Grinders, em seguida a gente tirando onda com o Ed Mota,ver toda aquela galera que eu só via por revista ali na minha frente mandando altas manobras,e eu ali pequenininho fui soltando as unhas de fora...Lembro-me bem quando formiga,Ueda, Cofox e Edsinho junto com Bicudo falavam entre eles, “cara ele dá um grind e do outro lado dá um aéreo de front muito alto e em seguida dá um Lien into to tail, one footed olhando pra plataforma sem se preocupar com o coping e de quebra um Rocket air de Front Side!!” É isso!
E AQUELA DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES? ATÉ UMA CAMISETA DE COMPETIDOR QUE EU TINHA GANHADO DO COFOX ENTROU NA JOGADA, HEHE...DEPOIS TEVE QUE ME DAR A SUA...
Cara quanto a distribuição das peças de skate, pra mim foi uma verdadeira festa,me senti um verdadeiro papai Noel,ah,as camisas não foi só a tua não foi do Chales, Bicudo...claro eu guardei a minha. Outro lance que aconteceu, o Alzerino pagou o ovo com café da manhã,eu comi e ele ficou com fome, a cuspida que eu dei na cara do cofox, os goles de Wisk no camarim do Supla,a fila que os skatistas estavam fazendo para beijar uma das produtoras do evento,uma loira gostosa lembra? E Carlinhos Mourão quando chegou lá começou a chover...Ah sem falar no Alzerino que horas tentava descolar um brotinho,pra variar ele descolou um,e rolou o maior amasso com direito a chupão e tudo na beira da praia,detalhe; ele não sabia que era um travesti.

Norte/Nordeste de skate em 1987.Bowl da Jurema.Bomb Drop

UM CARA DE CURITIBA, ACHO Q CATARINA, PERGUNTOU COMO VC CONSEGUIA ANDAR NAQUELE CALOR, AI VC FALOU; VAI ALI NO BOTECO E PEDE UMA DOSE DE PINGA...HEHEHE
História engraçada... O Catarina falou do sol quente, eu falei da pinga e rapadura. Oh louco! Se eu tivesse tomado teria ficado chapado... Então, a rapaziada do sul, ficou no pé da gente, tentando encontrar uma explicação pra tanto gás, a gente falou que íamos pegar uma pasta, os caras ficaram animados. Chegamos a um boteco bem trasher e falamos: ai tio, o senhor tem daquela bem escura enrolada na palha da bananeira? E o tio falou: Essa chegou hoje! Nós pegamos e levamos pra pista,assim que os caras viram perguntaram e ai trouxeram? A gente deu um pedaço pra cada um e os caras deram de pau, depois subiram pra pista com a gente e começaram a andar, só que meio devagar e a gente no gás. De vez em quando perguntavam: E ai nada? Eu perguntei: Nada o que? O que vocês querem sentir? Os caras: sei lá qualquer coisa, cara aquilo é alimento natural da terra é rapadura,bando de Zé Mané! Foi muito engraçado.Mas o que estava dando gás pra rapaziada andar,foi uma gata que era namorada ou mulher de um skatista de SP que estava na plataforma com um micro vestido,que ninguém tirava os olhos do meio das pernas dela,no qual foi motivo de muitas quedas,o Guabira e o Alzerino foram uma das vitimas (RS)
QUANDO VC FOI ENTREVISTADO PELA OVERALL E DISSE QUE SE O BRASIL FOSSE O CORPO HUMANO O BRASIL SERIA O C...COMO VC V ISSO HJ, ONDE A MAIOR PARTE DO CIRCUITO PRO DE STREET É NO NE, O CERÁ TÁ AI DANDO UMA AULA DE COMPROMISSO COM O SKATE...
Essa pergunta é fora... será que ninguém nunca vai esquecer? Ô chute no saco bem dado essa! Ninguém vai esquecer caras e coroas, realmente, mais realmente eu preferia que vocês encarassem como uma realidade da época. Eu não fui demagogo e jamais serei,pois resolvi que tinha que falar a verdade e a verdade era aquela. Nem todo mundo podia possuir um material gringo, ou skate de boa qualidade, a não ser os que tinham Money, mais os que eram fudidos se contentavam com o que tinha e iam juntando peça daqui ou dali ou de outro, assim contando com a grande vontade de andar de skate. Essa era a grande motivação,por isso eu falei aquela frase numa maneira de revolta e de alerta para o resto do pais que aqui tinha skatista de verdade movido a rapadura e caldo de cana. Hoje eu vejo como uma realidade que já podia ter acontecido há muito tempo atrás, pois gás e atitude pra nós dos nordestinos não faltam. Espero um dia criarmos um circuito Nordestino de verdade, ai sim mostraremos a força e o nosso grande potencial do skate street wear, que é um grande pólo a ser explorado,pois aqui há grandes talentos. Mas não se enganem,ainda existe muita coisa a melhorar além de pistas. Um exemplo são as peças que ainda são caras. Creio que o Nordeste possa criar seu próprio material. Exemplos como Daniel Tavares,e Charles Reginaldo estão ai dando seu pontapé inicial,na confecção de Roupas e Shape. Espero sinceramente que eles não desistam. Logo logo,também pretendo dar minha contribuição.
Gostaria de agradecer imensamente ao governador de fortaleza pelo pontapé inicial que ele deu, e espero que natal também siga os mesmos caminhos. Afinal de contas Natal é um dos grandes berços do skate vertical, sem falar na nata nova.
Podem crer, vocês estão no meu coração! Muitas saudades pois foi ai que eu conheci as verdadeiras amizades. Um abraço a todos... Snif,snif,snif...

Antigo Half da Drop Lip.Por Petrônio Vilela feita na tour com Luciano Kid para uma matéria sobre o skate Nordestino para Overall.

Tags: , ,

3 Responses to “ ENTREVISTA: ALEXANDRE GATO ”

Eduardo "Monga" disse...
27 de junho de 2010 às 17:52

Nussa demais a reportagem, e tbm por ser esta figura, eehehe, grande gato, dos aereos de front animal, dos millerflips..Velhos tempos eim, bro, ou eu estive nos champs de fortaleza no velho bowl,,ganhei um 3 lugar... heheh, ainda lembro..
eu era iniciante ainda..
Abraços velho e sk8 sempre,,,,


Anônimo disse...
30 de dezembro de 2010 às 05:23

Maravilha vê a galera do skate,saudades,bons tempos onde a rapazeada viam as manobras como algo atraente,é necessario resgatar a história do esporte,quem sabe assim não mais perderemos nossos adolescentes pra droga e marginalidade.salve,salve a galera do skate.Falo com a propriedade de quem viu a lenda como Primitivo deslizar em suas manobras enlouquecendo a galera na pista de Piatã.Volta Louro sinto sua falta...Keith


Rafael Bernardes disse...
6 de janeiro de 2014 às 16:52

Sou fã. Parabéns.


Postar um comentário

Nos fale o que achou do post:

© 2013 www.veteranskater.com.br - SKATE ontem, hoje e SEMPRE! . Todos os direitos reservados. Se for copiar, dê os devidos créditos!
Designed by SpicyTricks