sábado, 6 de agosto de 2011

HÁ 23 ANOS ATRÁS...

Lá por volta de 1988, época em que só fazíamos andar de skate todo dia o dia todo, aconteceu aqui em Natal um evento de surf da marca Stanley, de propriedade do skatista veterano Jun Hashimoto.

Nesta época a loja Opeste de Joãozinho Carvalho era o nosso QG. Estávamos sempre por lá ou pra sair de lá pra uma session ou simplesmente ocupar espaço e perturbar João. Nesta época nosso único contato com o que acontecia em SP, centro do skate no Brasil, era pelas revistas Overall e Yeah ou quando Ilzeli trazia algumas novidades em vídeos cópiadacópiadacópiadacópia quando vinha de algumas de suas inúmeras viagens... Tudo era muito distante pra nós!

Então, esse campeonato de surf surge! Mas pra nós, o campeonato seria irrelevante, mas queríamos que acontecesse logo, pois com a equipe da Stanley viria para fazer uma demo na entrega da premiação no centro de convenções os skatistas profissionais Beto or Die e Cabralha!! Imagina só, fazer uma session com dois dos maiores skatistas da época aqui em nossa casa! Era um sonho!

Joãozinho ficou ciceroneando Beto e Cabralha, então era certo que iriam aparecer na Opeste e nós estaríamos lá pra conhecer os caras. Lembro de estar na frente da loja e Beto or Die chegando com Cabralha...Nooossa! Hehehe. Beto tava com um deck de teste. Era seu model pela Lifestyle. Cabralha era um moleque branco pra cacete, franzino e muito gente boa...As rodas do skate eram bem gastas, resultado da prática do dowm Hill.



Beto or Die

Nos apresentamos e fomos em um supermercado do outro lado da avenida e na volta Beto manda um Ollie to Tail na guia! Nunca tínhamos visto aquilo ao vivo! Era coisa de filme pra nós...

Marcamos uma session pro dia seguinte e ficou combinado que Joãozinho passaria na casa de Jameson com os dois para nos pegar. Outros skatistas nos esperariam na UFRN, onde tinha alguns picos pra andar.

Chegamos lá e só lembro-me de ficar observando Beto andar e aprendendo com meu skate tosco que era um resto de The Killer da Urgh com zero de nose e quase nada de tail (mas tinha Urghit!) que Jameson tinha me dado, truck e rodas Sims. O cara era perturbado! Ollies gigantescos pra época, mas o pior era a variação de wall rides!! Alley oop, F/S, B/S, Indy, To Fake, vindo do zero muito alto e rápido...Foi uma aula!! Acho que o impacto foi tão grande pra mim, ver um nível de skate daquele que, sinceramente, não me lembro de mais nada até hoje! Pra onde fomos ou o que fizemos depois...Hehehe. Jameson representou bem! Era o único que fazia frente aos caras.

A DEMO

A demo seria no pavilhão do centro de convenções na via costeira, então teríamos que construir alguns obstáculos. Com apoio da Opeste, fomos Eu, Monga, Zeli, Jameson, Samir Leitinho (e mais alguns outros que não lembro), a uma marcenaria e passamos alguns dias construindo um palco (chamávamos de tablado) que tinha mais ou menos 1/2 metro de altura, 1m de largura e uns 2,5m de comprimento, um trilho de madeira (conhecido como Rockslide), uma Jump Ramp que foi usada também para Wall Ride, que Diga-se de passagem, não autorizado pois não poderíamos sujar as paredes do pavilhão,


Marcelo Cabral, o Cabralha.

mas, quem iria nos impedir? Na demo, mais uma aula de skate dos dois profissionais, porém, Jameson roubou a cena com seus Wall rides com a Jump e a sua imensa variação de Jumps na rampa sempre alto e distante. A rapaziada de João Pessoa estava em peso! Estavam Paulo Magno, Cassiano Axé (bem moleque), Fábio, falcon e outros. Vieram todos em uma camioneta aberta...Na época as autoridades de trânsito eram bem maleáveis. Esta mesma camioneta foi usada depois pra deixar os caras em uma casa na praia de Búzios onde eles estavam hospedados. Foi uma gralhação só a ida com Ilzeli cantando sem parar o refrão “índia seus cabelos, índia seus cabelos...” e Samir em pânico por causa da velocidade do carro, tanto que tivemos que parar e colocá-lo na cabine... Há 23 anos atrás!!

Valeu à pena observar o mestre! Wall Indy um tempo depois.

Jameson já dominava várias no Wall Ride com e sem rampa. Foi o primeiro que vi dar wall ride sem rampa no início de 1988. Essa foi um pouco antes...1987.
c

Tags:

4 Responses to “ HÁ 23 ANOS ATRÁS... ”

joao paulo ventura disse...
6 de agosto de 2011 às 18:48

iiirado a materia, chega arrepia.


Eduardo "Monga" disse...
7 de agosto de 2011 às 06:42

hauahauahau,, Essa demo foi show,,., lembro até hj as palavras do cabralha para o beto or die ao ver o jameson destruindo "Nussa Beto o cara anda muito tbm" vendo o jameson jogar os wallrides monstruosos na parede assim como eles o tbm faziam, hehehehh, fora as gralhações, que eram de praxe, ahauahuah;;


Edu Santana disse...
7 de agosto de 2011 às 07:47

iraaaaaaaaaado!!!!!!


Unknown disse...
26 de janeiro de 2014 às 20:17

Parabéns pelo blog e pela dedicação em registrar de maneira riquíssima o skate e sua história.
Sou de São Paulo e tive meu primeiro contato com o skate por volta de 1979 com meu irmão mais velho.... e aí.... não tem jeito... é a nossa identidade.... Atualmente, vivo em Fortaleza-CE e assim que eu puder visitar Natal, com certeza procurarei vivenciar um pouco dessas histórias com vocês.
Muita sorte.
Maurício Jacques


Postar um comentário

Nos fale o que achou do post:

© 2013 www.veteranskater.com.br - SKATE ontem, hoje e SEMPRE! . Todos os direitos reservados. Se for copiar, dê os devidos créditos!
Designed by SpicyTricks