sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Entrevista: Alexandre Lira


Conheça um pouco do veterano cearense


“Bem, tudo começou no ano de 1988. Eu era de um colégio interno (Piamarta) e no do dia eu ficava olhando os veteranos andando de Skate. Naquela época os Skates eram, mais aquilo me maravilhava. Não se via muita manobra, só via eles subindo e descendo em uma folha de compensado encostada em uma escadaria, ali eu fica horas e horas observando. Então foi que falei com meu pai a me ajudar a montar o primeiro skate, na época sem conhecer muito (rsrsrs), mas não esqueço dele! A partir dai fui comprando as revistas de skate da época, que eram Yeah! Overall, Visual Skate e Skatin, dai estou até hoje!”

Alexandre Freitas
Idade: 38 anos
Profissão : Motoboy
Tempo de Skate: 26 anos de Skate
Patrocínio: Podecrê Skate

Em Fortaleza nos anos 1980 teve uma boa safra de skatistas de vert e street. Caras como Guabira, Charles Reginaldo, Aritana, Ganso, Baleia... Você tinha contato com esses caras?

Sim, tive contato com Guabira poi sempre o via e o Alexandre dos Santos "Gato " andando de skate no bowl. Aquilo me fascinava! Logo de inicio, andava no street e assim foi por 24 anos. De de um ano para cá, venho aprendendo e me adaptando no Vertical. Estou aprendendo cada vez, a cada Session realizada.



E competições, você gosta?

Depois de 8 anos sem participar de campeonatos, no ano de 2012 voltei a participar. Já estreando na categoria grand masters fiquei na 4º Colocação. Dai por diante venho participando frequentemente.
No ano de 2013 fui campeão do Circuito Cearense na categoria grand master, obtendo bons resultados em todas etapas e isto está me motivando cada vez mais! 

Que tipo de skate você usa?

A um ano atrás, era skate estreito, como andava de street e andei por longos 24 anos. Manobras básicas, em corrimões ou bordas, skate estreito é melhor para se executar. Agora no presente, meu Skate é largo. Um model 8.6 me dando mais estabilidade para executar as manobras no vertical. Segurança na ora de encaixar e voltar de uma manobra. Tudo isto faz uma diferença para que possamos ter um bom desempenho.






Ídolos do passado? E hoje, quem você gosta de ver andar?

Lembro-me nos anos 1990 eu acompanhava pelas revistas e me instigava muito os skatistas Mauro Mureta e Digo Menezes . Mauro Mureta com seu estilo agressivo e Lemuel Dinho que voava muito no Half Pipe, manobras de alta performance. Hoje temos um leque de skatistas muito bons que se apresentam e participam de campeonatos pelo mundo a fora. Quem me chama atenção andando de vertical é Tony Hawk e Bob Burnquist Skatistas... Muito técnicos! Bob tem um estilo técnico e inovador, isto me inovar sempre nas sessions de vertical seja em banks ou ramp, inovar e aprender, sempre com estilo.

Uma personalidade do skate que você admira?

Meu amigo Alexandre dos Santos "Gato" com seu estilo único e autêntico. Muitas histórias, da banda de punk rock ao seu skate vertical. Sempre que nos encontramos, batemos um bom papo e rolam dicas, ideias, experiências no vertical e etc...




A atual situação do skate no CE é boa com relação a pistas. O que pode melhorar?

Bem, posso afirmar com toda certeza que esta galera nova que estar chegando esta sendo presenteada com a construção destas Pistas. Acompanho a evolução no dia-a-dia. Hoje em dia você não precisa andar muito até chegar em algum pico. Antes não tínhamos este privilégio e acesso as pistas, tudo era improvisado.
Sem contar que nem todo local poderia andar de skate. O número de skatistas cearenses vem crescendo a cada dia e isto claro é muito bom de se ver. Poderiam fazer mais pistas direcionadas ao vertical já que em nossa capital só temos um tri-banks e o velho bowl, as demais pistas, são direcionadas ao Street. Se a cada duas pistas, fosse construído um banks ou ramp, com certeza teríamos um crescimento positivo na modalidade.

Como andam as sessions old school por ai? Quais são os caras que estão sempre na juntos?

Observa-se que vem crescendo o número de Skatistas Old School, a galera está comparecendo nas Sessions, tirando o skate da garagem. Isto é muito bom de se ver! Já é sagrado a session do fim de semana. Os que são frequentes são; Sá Neto,Michel Almeida,Danilo de Aquino, Antero Marcio, Fernando Gomes, Luiz Junior,  Davi Edinger e Rodrigo Pessoa, entre outros. Esta rapaziada, posso afirmar que são frequentes.


 


Qual frequência você anda? Sempre no banks?

Todos os fins-de-semana e feriados... As sessions são frequentes. Não me vejo passar um fim-de-semana sem andar de skate, de está ali querendo aprender e estar na adrenalina a mil. Em Fortaleza temos o único tri-banks que dividimos com os bikes e rollers, mais da para conciliar com todos. As demais pistas são street e depois de anos, recentemente fomos presenteados com um half pipe de concreto, mais poucos se arriscam. Nos anos 1990 tínhamos alguns half pipes particulares de madeira, já nesta época andava de street. Até Julho de 2013 sofri dois acidentes de moto, não tive como continuar por afrouxar o ligamento. Iniciei um processo de reabilitação do ligamento, foram os mais longo três meses da minha vida distante do skate!(rsrsrs).  Após o processo tive a convicção que não teria como continuar no street. Então iniciei no vertical e a cada Session é um novo aprendizado, estou me dedicando cada a aprender e não penso em parar tão cedo.



O que te inspira para andar até hoje de skate?

 Meu amor e dedicação ao esporte, a tradição de assistir aquele vídeo de skate antes de sair para andar. Aquela adrenalina quando acerta uma manobra nova. O crescimento do Skate local, poder repassar o que eu sei para essa galera que estar chegando. Resumir um pouco de minha história e servir de exemplo para alguns, as dificuldades que já passei para continuar andando e nunca pensar em parar. A diversão de sempre nas sessions com os amigos nos fins-de-semana. Seria muito bom se meus amigos que iniciaram juntamente comigo pudessem voltar. 

Manobras que estão no pé?

FakieTailslide, Hell Flip indy, F/s Ollie indy, Lay Back e Smith Grind.




Que tem de bom no skate nordestino e o que pode melhorar pra você?

O skate nordestino tem ótimos atletas que já percorreram este nosso país e mundo a fora. Alguns continuam andando de Skate e vivendo em outros países, o investimento em atletas e pistas no estrangeiro é um ponto a mais, uma segurança para o crescimento no skate. Temos alguns nomes bastante conhecidos que ainda continuam andando de skate e representando bem nosso Nordeste. A alguns anos atrás, para andar em pista de qualidade voçê teria que viajar para outros estados, as Pistas locais não seguiam um padrão. Os governantes não faziam o investimento necessário ou não acreditavam no esporte que no futuro iria gerar grandes nomes, que hoje estão levando nosso skate pelo mundo.
O pouco reconhecimento e investimento em atletas contribuem com a desistência no esporte.

E a organização do skate no ceará, existe uma boa organização? Há atenção aos veteranos?

A organização de eventos/campeonatos, são direcionados  para o street, onde são realizados campeonatos de Skate, mas pros Old School não existe. Os que existem são independentes, eventos, reuniões... Nada ligado oficialmente.



Que skatistas no nordeste chama sua atenção, dos antigos e dos novos?

Julio Detefon, Adelmo Santos Jr. Fabrizio Santos "Cara de Sapo", Lucio Mosquito. Dos mais novos, Lucas Rabelo, João Luca, Yago Juan,Pedro Xexa e Victor Bob, entre outros.

Quais os planos no skate daqui pra frente?

Poder continuar realizando eventos sociais, onde o público alvo possa conhecer e entender nosso esporte, o que pensamos, o que precisamos, nosso foco, qual o nosso intuito, trazer mais adeptos ao esporte... Poder viajar e fazer a mistura de culturas de diferentes etnias. Poder ensinar e  aprender com esta galera nova que estar chegando. Expandir o skate local e  sempre mantendo comigo a sede de andar de SKATE.












Tags:

2 Responses to “ Entrevista: Alexandre Lira ”

Ricardo Silva disse...
8 de agosto de 2014 às 17:18

Parabéns pela matéria Alexandre Lira ta muito show, e parabéns também pelo seu skate que evolui a cada session.


josman disse...
9 de agosto de 2014 às 04:41

Matéria show, grande skatista Alexandre Lira.....


Postar um comentário

Nos fale o que achou do post:

© 2013 www.veteranskater.com.br - SKATE ontem, hoje e SEMPRE! . Todos os direitos reservados. Se for copiar, dê os devidos créditos!
Designed by SpicyTricks